Uma mãe para dois...

A chegada do segundo filho é a prova de que realmente o amor se multiplica , e que o trabalho quadruplica...rs...
Sabemos que há uma grande preocupação para que a vinda de um novo bebê não fira os sentimentos do irmão mais velho (ou irmã).
Ao mesmo tempo que existe maior experiência com trocas de fraldas , amamentação , cuidados com o umbiguinho , surge uma situação completamente nova : como meu primeiro filho vai reagir quando chegarmos da maternidade com o segundo?
Infelizmente não há uma resposta exata para esta pergunta.
Eu , como fotógrafa de newborn e acompanhamento infantil , ouço relatos comuns de muitas mamães , como por exemplo : assim que começam a amamentar o bebê , o mais velho reclama que quer fazer xixi ou cocô. Começam também a lidar com o ping-pong de resfriados e outras viroses. Se encantam com o sorriso do bebê , e sofrem com a tristeza do mais velho... Soma-se o cansaço e as oscilações hormonais , desencadeando uma verdadeira montanha-russa de sentimentos...
Algumas mamães de segunda viagem sentem culpa e insegurança , achando que não vão conseguir dar conta de tudo.
Mas dia-a-dia as coisas vão se alinhando e todos vão aprendendo e crescendo com a convivência.
Com todo o carinho e compreensão dos pais , o amor entre os irmãos se estabelece e forma-se um vínculo de eterna cumplicidade. Ajude com que seu filho mais velho veja que não está perdendo nada...mas sim ganhando um amigo para o resto da vida.
Ah...e não esqueça!
Registre estes novos momentos da família , e depois monte um álbum . No futuro você irá querer relembrar de tudo!
Fotografia : Cris Custodio (mamãe Cristiane,Benício e Marcela)